sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mídia Impressa no meio digital

    
Com o avanço da tecnologia são enorme as mudanças que estão ocorrendo na sociedade, como se vê nos mercados, lojas e principalmente na educação. Percebe-se tais mudanças que as novas tecnologias da escrita disponibilizadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo nos meios educacionais onde a internet já chegou.
            As práticas pedagógicas atuais primam por inserção das diversas mídias em todo o ensino básico, ensinando e aprendendo com os diversos programas da Internet.
            Tendo em vista que o nosso público alvo são nativos digitais, nascem inseridos nesse mundo informacional e tecnológico é pertinente a utilização de recursos digitais e diversos tipos de textos digitais, seja ele verbal ou iconográfico para um letramento competente, onde o aluno possa adquirir e aprender acima de tudo a ler o mundo em sua volta.
            Assim, essas novas necessidades educacionais levam a rupturas e mudanças de paradigmas. Ao professor é iminente a necessidade de capacitação para de forma competente usar os recursos digitais aliados as práticas pedagógicas hoje no mundo digital e informacional ampliam-se as possibilidades de expressão de comunicação.
            Em seu blog, Gilberto Nicolai nos coloca que:
“Em língua portuguesa, por exemplo, pode potencializar o desenvolvimento da leitura e da escrita, já que os alunos são estimulados a se comunicar em um novo meio e com um público que vai além dos muros da escola. Na área de ciências exatas, possibilita a visualização prática dos conceitos, fórmulas e equações em simulações multimídia e interativas.
Enciclopédias, dicionários, livros, website de notícias, bancos de imagens, animações, vídeos...”
            O uso de tecnologias na educação ganha cada vez mais adeptos, pois as trocas, o engajamento e envolvimento dos alunos nas atividades motivam a buscar cada vez mais novas possibilidades do uso.Esses resultados se devem a junção no texto digital de várias linguagens, e de dinamismo na leitura não vista no texto impresso, já que o leitor pode de forma autônoma escolher os caminhos da leitura acessando links.
            A tecnologia chega até nos causando uma mudança de paradigmas na educação visando que a internet proporciona uma ampliação em massa.
            Segundo Alvarez : “a escrita eletrônica não se limita aos textos verbais, podendo os elementos de escrita serem palavras,imagens,sons,ações ou processos realizados por computador”.


Um comentário:

  1. Oi colega, realmente é como comentaste, "agora é mãos a obra", amei os gadget...Bjnhussss...

    ResponderExcluir